Consumo, Meio Ambiente e Recursos Naturais no Capitalismo – VIDEOARTE

O consumo em nossas vidas está cada vez maior. Isso tem a ver com o tipo de sociedade em que vivemos. Vivemos numa sociedade capitalista em que o lucro, o consumo desenfreado e a exploração de matérias primas são fundamentais para o fortalecimento desse modelo.

O ritmo de degradação ambiental vem se acelerando em todo mundo. Sendo assim, as perguntas a serem respondidas agora não mais se relacionam com o que devemos fazer para conter — ou lidar com — o crescimento explosivo da população e sim com o que podemos e devemos fazer para controlar o crescente consumo de recursos sem, com isso, comprometer a qualidade de vida e o bem estar da população e, ao mesmo, tempo, garantir que as gerações futuras tenham acesso a estoques de recursos semelhantes aos que as atuais vêm usufruindo.

Hoje a tecnologia é parte ativa de nossas vidas, seja em casa, seja no trabalho, seja em momentos de lazer. Muitas pessoas até adoecem ao se privarem dela.
As grandes empresas, como a “NIKE” estão diretamente ligadas a esse modelo de sociedade que só visa o lucro, explora e acaba provocando guerras.
O objetivo do capitalismo é o lucro, criar e explorar sem se preocupar com o bem estar de todos, podendo até entrar em outro país em busca de matéria prima.
Esse modelo de sociedade vem a cada dia inovando e produzindo para “melhorar a vida do homem”, mas ao mesmo tempo em que constrói, acaba destruindo.

Produção, Roteiro e Direção: Vinícius Pereira Soares